Realizado na
quinta feira pela manhã dia 24/05/2012, a oficina com a temática GERMINAÇÃO: "Há Tempo Para Plantar e Tempo Para Colher" na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus no
município de Grossos/RN. Teve seu início e meio e fim com os alunos
bolsistas (Erivaldo Laurindo Gomes e Adelita Alves de Souza, alunos do 8º
período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFERSA) do programa
institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID, que trabalhou o tema
de forma teórica e prática. O mesmo não pode deixar de perceber as dificuldades
que os alunos tinham em perceber todo o momento e a atividade proposta. O
momento inicial se deu com a introdução de algumas perguntas simples e
objetivas, tais como: Como ocorre a germinação? Qual a importância das sementes
permanecerem dormentes? Como podemos Quebrar a dormência nos vegetais?
Os
estagiários do PIBID observam que esses questionamentos feitos a alunos do 6º
ao 9º ano, não foram respondidos com clareza e exatidão por parte da clientela,
constatando-se assim dificuldades que permeiam a rotina escolar do referido
Estabelecimento de Ensino; Observaram ainda que vai desde a falta de atenção e
incompreensão de conceitos bem elementares, o que resultou num desempenho aquém
do desejado. Lembra que esta percepção se deu por meio de avaliação dos
conteúdos aplicados na Oficina, sugerindo uma abordagem menos tradicionalista
dos conteúdos e que alie teoria prática que permitam um melhor rendimento. É
necessário que cesse a "decoreba" para as e também a avaliação como
admissão subseqüente de séries. É relacionar os conteúdos aprendidos em sala
com o cotidiano.
O objetivo dessa Oficina é pensar e
refletir sobre a importância da germinação para os vegetais e de que forma
estão relacionados propagação da espécie; enfatizar as técnicas simples de
manuseio de materiais de baixo custo; de conhecer; de classificar e de
compreender os mecanismos que estão presente na vida dos vegetais; testar e
avaliar a eficácia da quebra da dormência nas sementes; compreender e aplicar
essas técnicas a uma possível arborização e implantação de horta na própria
escola.
A metodologia utilizada na oficina foi à
análise dos conhecimentos prévios, por meios de um exercício de perguntas e
respostas aplicadas em sala de aula Em seguida foi exposta a apresentação por
meios de slide, no sentido de ilustrar a aula com imagens e vídeos de curta
duração. No segundo momento, foram apresentados os materiais de baixo custo
utilizados na aula prática, no mesmo momento foi entregue a apostila explicando
passo a passo o experimento a ser realizado. Dividimos em equipes de cinco
pessoas e a partir daí, os materiais foram repassados para os alunos, aplicando
a prática da QUEBRA DA DORMÊNCIA EM SEMENTES, em seguida distribuir sementes para que
o acompanhamento seja feito em casa, para que na aula seguinte o relato de suas
observações.
QUEBRA
DA DORMÊNCIA EM SEMENTES
MATERIAIS:
- Sementes de feijão;
- Lixas nº 100;
- Copos descartáveis;
- Esterco;
- Terra;
- Vinagre;
- Água.
PROCEDIMENTO
a) Escarificação
Mecânica
- Obter as sementes e fazer a debulha;
- Escarificar com a lixa nº 100 por 3 minutos de cada especie em ambos os lados;
- Dixar de molho por 12 horas em um recipiente com água;
- Após a embebidação das sementes, semea-las em um copinho de jornal ou descartável, a 1 Cm de profundidade.
b)
Escarificação Quimica
- Escarificar 3 sementes de cada especie durante 15 minutos em vinagre nos recipientes;
- Lavar as sementes por alguns instantes e semea-las.
c)
Plantil das sementes
- Semear 3 sementes de cada especie com ambos os métodos de escarificação, devendo usar um tratamento de controle para cada uma das especies, da seguinte forma;
- Semente X + escarificação mecânica
- Semente X + escarificação Química
- Semente X sem escarificação
- Feijão + Semente X com E. Mecânica
- Feijão + Semente X com E. Química
- Feijão sem escarificação
QUESTIONAMENTOS
- Quais as sementes que germinaram mais rápido, as escarificadas ou as não escarificadas?
- Qual o método de escarificação mais fácil de ser feito?
- Todas as sementes necessitam de escarificação?
Prof°. Erivaldo L. Gomes
Anexo
Nenhum comentário:
Postar um comentário