quinta-feira, 24 de maio de 2012

Realizado na quinta feira pela manhã dia 24/05/2012, a IV OFICINA TEMÁTICA “GERMINAÇÃO: "Há Tempo Para Plantar e Tempo Para Colher"”, na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus no município de Grossos




Realizado na quinta feira pela manhã dia 24/05/2012, a oficina com a temática GERMINAÇÃO: "Há Tempo Para Plantar e Tempo Para Colher" na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus no município de Grossos/RN. Teve seu início e meio e fim com os  alunos bolsistas (Erivaldo Laurindo Gomes e Adelita Alves de Souza, alunos do 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFERSA) do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID, que trabalhou o tema de forma teórica e prática. O mesmo não pode deixar de perceber as dificuldades que os alunos tinham em perceber todo o momento e a atividade proposta. O momento inicial se deu com a introdução de algumas perguntas simples e objetivas, tais como: Como ocorre a germinação? Qual a importância das sementes permanecerem dormentes? Como podemos Quebrar a dormência nos vegetais?
 Os estagiários do PIBID observam que esses questionamentos feitos a alunos do 6º ao 9º ano, não foram respondidos com clareza e exatidão por parte da clientela, constatando-se assim dificuldades que permeiam a rotina escolar do referido Estabelecimento de Ensino; Observaram ainda que vai desde a falta de atenção e incompreensão de conceitos bem elementares, o que resultou num desempenho aquém do desejado. Lembra que esta percepção se deu por meio de avaliação dos conteúdos aplicados na Oficina, sugerindo uma abordagem menos tradicionalista dos conteúdos e que alie teoria prática que permitam um melhor rendimento. É necessário que cesse a "decoreba" para as e também a avaliação como admissão subseqüente de séries. É relacionar os conteúdos aprendidos em sala com o cotidiano.
 O objetivo dessa Oficina é pensar e refletir sobre a importância da germinação para os vegetais e de que forma estão relacionados propagação da espécie; enfatizar as técnicas simples de manuseio de materiais de baixo custo; de conhecer; de classificar e de compreender os mecanismos que estão presente na vida dos vegetais; testar e avaliar a eficácia da quebra da dormência nas sementes; compreender e aplicar essas técnicas a uma possível arborização e implantação de horta na própria escola. 
A metodologia utilizada na oficina foi à análise dos conhecimentos prévios, por meios de um exercício de perguntas e respostas aplicadas em sala de aula Em seguida foi exposta a apresentação por meios de slide, no sentido de ilustrar a aula com imagens e vídeos de curta duração. No segundo momento, foram apresentados os materiais de baixo custo utilizados na aula prática, no mesmo momento foi entregue a apostila explicando passo a passo o experimento a ser realizado. Dividimos em equipes de cinco pessoas e a partir daí, os materiais foram repassados para os alunos, aplicando a prática da QUEBRA DA DORMÊNCIA EM SEMENTES, em seguida distribuir sementes para que o acompanhamento seja feito em casa, para que na aula seguinte o relato de suas observações.

QUEBRA DA DORMÊNCIA EM SEMENTES

MATERIAIS:
  • Sementes de feijão;
  • Lixas nº 100;
  • Copos descartáveis;
  • Esterco;
  • Terra;
  • Vinagre;
  • Água.
PROCEDIMENTO

a)   Escarificação Mecânica

  • Obter as sementes e fazer a debulha;
  • Escarificar com a lixa nº 100 por 3 minutos de cada especie em ambos os lados;
  • Dixar de molho por 12 horas em um recipiente com água;
  • Após a embebidação das sementes, semea-las em um copinho de jornal ou descartável, a 1 Cm de profundidade.

b)   Escarificação Quimica

  • Escarificar 3 sementes de cada especie durante 15 minutos em vinagre nos recipientes;
  • Lavar as sementes por alguns instantes e semea-las.

c)    Plantil das sementes

  • Semear 3 sementes de cada especie com ambos os métodos de escarificação, devendo usar um tratamento de controle para cada uma das especies, da seguinte forma;
  • Semente X + escarificação mecânica
  • Semente X + escarificação Química
  • Semente X sem escarificação
  • Feijão + Semente X com E. Mecânica
  • Feijão + Semente X com E. Química
  • Feijão sem escarificação

QUESTIONAMENTOS

  1. Quais as sementes que germinaram mais rápido, as escarificadas ou as não escarificadas?
  2. Qual o método de escarificação mais fácil de ser feito?
  3. Todas as sementes necessitam de escarificação?

Prof°.  Erivaldo L. Gomes


Anexo

















 

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