Erivaldo
Laurindo Gomes
Adelita Alves de Souza
Aída Fernandes
de Souza
Profª. Dr. Virginia Maria Cavalari Henriques
Prof. Dr. Marcos Antonio Nobrega de Sousa
Prof. Dr. Marcos Antonio Nobrega de Sousa
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/Departamento de Ciências Animais,
www.ufersa.edu.br
Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus
Escola Municipal Professora Geralda Cruz
Este
trabalho aborda um relato de experiências em dois Estabelecimentos de Ensino
Fundamental dos Municípios de Areia Branca e Grossos, ambos do Estado do Rio
Grande do Norte e vizinhos. O contato com as duas realidades se deu por
aplicação de uma Oficina Temática intitulada “O Solo: terra, pátria e pão”, a
qual propunha um estudo dos diversos tipos de solos oriundos da região, numa
intervenção teórica e prática dos conhecimentos acerca do tema pelos alunos do curso de licenciatura
em Ciências Biológicas da UFERSA e do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID. Alunos do 6º ao 9º ano participaram da
atividade acadêmica, cujo objetivo principal era fazer um paralelo de
impressões e reações discentes a respeito do tema solo entre realidades
distintas. Tendo por base a utilização de recursos metodológicos, concluiu-se
que houve diferenciação nos níveis de assimilação dos conteúdos, dadas as
condições de atenção, participação e empenho pelos alunos e comunidade escolar.
Tanto os PCNs de ciências como livros suplementares foram o suporte teórico
para a atividade.
Palavras-chave:
experiência,
solos, conhecimento, recursos, conteúdos, PCNs.