quarta-feira, 18 de abril de 2012

Foi encontrado morto na manhã de hoje, um peixe-boi marinho (Trichechus manatus), na Prainha do município de Grossos.







    Fonte: Sayonara Cristina



Com aproximadamente 1,20 Comprimento, um filhote de peixe-boi marinho foi encontrado morto na Prainha do município de Grossos por volta das 07h00min, nesta manhã de quarta feira. Que por razões desconhecida o corpo do mamífero foi avistada por balseiros e ribeirinhos que moram próximo ao local. Os técnicos do projeto Cetáceos da Costa Branca, recolheram o mamífero  e levaram para a base na praia de Upanema, em Areia Branca, onde será analisado por veterinários do projeto de monitoramento, para descrever de forma precisa o motivo que realmente levou o manati a óbito.
Cetáceos da Costa Banca é um projeto de pesquisa, conservação e monitoramento ambiental costeiro marinho que atua na região da Costa Branca, litoral do Rio Grande do Norte. Os monitores e técnicos do programa atuam no atendimento de encalhes de mamíferos marinhos, resgates de tartarugas marinhas e aves marinhas. É também responsável pela investigação dos impactos de atividades humanas sobre a biota marinha e ainda promovem atividades educativas nas comunidades de pescadores da região da Costa Branca. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Petrobras são financiadores desse projeto.
Os motivos de sua morte ainda permanecem em aberto, mas segundo os moradores que testemunharam o fato, acredita em algumas possibilidades, tipo: barulho e acidentes com embarcações, por ser neonato e tenha se perdido da mãe, doenças ou até mesmo por está com fome por ter ficado encalhado a madrugada toda. Segundo Rodrigo Xavier e Sayonara Cristina, onde ambos são agentes de saúde do município de Grossos, acredita que o peixe-boi foi arrastado pela correnteza, enquanto a maré estava cheia. Mas, à medida que a maré foi baixando o animal que se encontrava fragilizado, acabou se prendendo nas madeiras do trapiche até chegar a óbito.