sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pandas macho têm um pico reprodutivo anual!



Fêmeas só têm um período fértil anual, com duração de até 72h. Pico na produção de esperma é uma preparação para o momento das fêmeas.

As fêmeas dos pandas gigantes têm um período fértil bastante curto. Apenas uma vez por ano, entre fevereiro e maio, elas entram em um estágio de excitação sexual que precede a ovulação. O momento dura somente entre 24 e 72 horas. Agora, cientistas descobriram que pandas macho também apresentam um período fértil específico.
Entre 3 e 5 meses antes da excitação sexual da maioria das fêmeas, a atividade reprodutiva do macho vive um pico. A constatação foi feita através da análise da concentração de esperma, níveis de androgênio e comportamento sexual de oito machos, em diferentes momentos do ano. Eles foram acompanhados por três anos.
Segundo os cientistas, os machos precisam estar preparados para o "breve e imprevisível" momento de excitação máximo das fêmeas. Isto poderia explicar o motivo pelo qual o pico reprodutivo dos machos antecede o das fêmeas.
Os pandas gigantes são uma espécie ameaçada. O habitat do animal se restringe hoje a poucas áreas montanhosas na parte central da China. Esforços de preservação resultaram em diversos nascimentos de pandas em cativeiro. Segundo os autores da pesquisa, é importante conhecer as características reprodutivas dos pandas para aumentar o número de nascimentos.
A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (4) na revista científica "Biology of Reproduction's Papers-in-Press".

Cientistas analisaram hormônios, produção de esperma e comportamento reprodutivo de oito pandas macho. (Foto: Divulgação / Chengdu Research Center for Panda Breeding / Zhang Zhihe)