quarta-feira, 25 de abril de 2012

OFICINA CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA

    Momento de encerramento da oficina

25/04/2012 09h00 - Atualizado em 25/04/2012 09h00 'Perfume' emitido por plantas atrai microorganismos à raiz, diz estudo

Sinais químicos aproximariam bactérias que promovem crescimento. Técnica pode auxiliar na redução da dependência de fertilizantes.

Estudo conduzido por cientistas britânicos afirma que as plantas emitem cheiros para atrair bactérias e micro-organismos que vivem no solo e ajudam no desenvolvimento.
De acordo com a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (24) na revista científica “PLoS ONE”, sinais químicos foram detectados em plantações de milho e seriam uma espécie de perfume liberado para atrair bactérias benéficas. A descoberta pode auxiliar na criação de novas técnicas de cultivo sustentáveis, sem a dependência de agrotóxicos ou fertilizantes.

MOLUSCOS




Traficantes de marfim matam 22 elefantes na África

Ataque foi feito em parque nacional na República Democrática do Congo.
Em 2011, número de apreensões de marfim bateu recorde.

Carcaças de elefantes mortos por traficantes de marfim na República Democrática do Congo (Foto: Reuters/DRC Military/Divulgação) 

Cientistas descobrem espécie de caranguejo roxo nas Filipinas

Esta e mais três espécies foram encontradas por especialistas da Alemanha.
Caranguejo roxo vive em água doce.


Caranguejo roxo descoberto nas Filipinas (Foto: AFP Photo/Hendrik Freitag/Museu de Zoologia Senckenberg) 
Cientistas alemães descobriram nas Filipinas uma espécie de caranguejo que ainda não era conhecida. O 'novo' caranguejo chama a atenção pela cor roxa da sua casca (Foto: AFP Photo/Hendrik Freitag/Museu de Zoologia Senckenberg)

Bivalves


Os bivalves (ou lamelibrânquios) são moluscos abundantes e diversos, constituídos por duas valvas calcárias que encerram as partes moles. As valvas articulam-se numa charneira que possui, geralmente, dentes, fechando-se devido à acção de dois músculos. A maior parte apresenta simetria bilateral, sendo o plano de simetria correspondente ao plano de separação das valvas. São animais maioritariamente marinhos, bênticos infaunais ou epifaunais, alimentando-se por filtragem (filtram a água que passa através do sifão.
Existem desde o Câmbrico, tendo sofrido uma expansão significativa a partir do Mesozóico. São particularmente abundantes nas unidades do Jurássico e do Cretácico superior do Baixo Mondego.

Exemplo de bivalves actuais (colónia de mexilhões e vieira):

Mexilhão
Vieira