quinta-feira, 3 de maio de 2012

Realizado na quinta feira pela manhã dia 03/05/2012, a segunda etapa da oficina temática “O solo: terra, pátria e pão”, na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus no município de Grossos/RN.


Realizado na quinta feira pela manhã dia 03/05/2012, a segunda etapa da oficina temática “O solo: terra, pátria e pão”, na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus no município de Grossos/RN. 

Teve seu início e meio e fim com os  alunos bolsistas (Erivaldo Laurindo Gomes e Adelita Alves de Souza, alunos do 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFERSA) do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID, que trabalhou o tema de forma teórica e prática. O mesmo não pode deixar de perceber as dificuldades que os alunos tinham em perceber todo o momento e a atividade proposta. O momento inicial se deu com a introdução de algumas perguntas simples e objetivas, tais como: Como podemos corrigir o solo? Qual a importância de conhecer os níveis de acidez do solo? Como surgiu a agricultura?
Os estagiários do PIBID observam que esses questionamentos feitos a alunos do 6º ao 9º ano, não foram respondidos com clareza e exatidão por parte da clientela, constatando-se assim dificuldades que permeiam a rotina escolar do referido Estabelecimento de Ensino; Observaram ainda que vai desde a falta de atenção e incompreensão de conceitos bem elementares, o que resultou num desempenho aquém do desejado. Lembra que esta percepção se deu por meio de avaliação dos conteúdos aplicados na Oficina, sugerindo uma abordagem menos tradicionalista dos conteúdos e que alie teoria prática que permitam um melhor rendimento. É necessário que cesse a "decoreba" para as e também a avaliação como admissão subseqüente de séries. É relacionar os conteúdos aprendidos em sala com o cotidiano.
 O objetivo dessa Oficina é pensar e refletir sobre a importância do solo na vida do homem; enfatizar as técnicas simples de manuseio da terra; de conhecer; de classificar e corrigir solo; testar e avaliar os níveis de acidez do solo; realizar correção de solo e aplicar essas técnicas a uma possível arborização e implantação de horta na própria escola. 
A metodologia utilizada na oficina foi à análise dos conhecimentos prévios, por meios de um exercício de perguntas e respostas aplicadas em sala de aula Em seguida foi exposta a apresentação por meios de slide, no sentido de ilustrar a aula com imagens e vídeos de curta duração. No segundo momento, foram apresentados os materiais de baixo custo utilizados na aula prática, no mesmo momento foi entregue a apostila explicando passo a passo o experimento a ser realizado. Dividimos em equipes, como só tinham quinze alunos em sala, foram divididos em três grupos de cinco, a partir daí, os materiais foram repassados para os alunos, aplicando a prática correção e análise do solo com o indicador de ph.



Prof° Erivaldo L. Gomes 

ANEXO










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