quinta-feira, 26 de abril de 2012

Resgate de baleia encalhada no litoral cearense vira atração turística

Baleia da espécie piloto foi encontrada encalhada. O animal tem pneumonia e recebe tratamento com vitaminas e antibióticos.


        O resgate de uma baleia da espécie piloto em Beberibe, litoral Leste do Ceará, virou atração para visitantes nesta terça-feira (15). “Estamos aqui perto em um hotel e todo mundo do hotel veio ver a baleia, e na cidade está todo mundo falando da baleia”, diz o turista Batista Lima, que foi conferir o resgate do animal. A baleia foi encontrada encalhada na segunda-feira (14).
      O pescador José Iracildo foi uma das pessoas primeiras pessoas que tentou resgatar o animal encalhado. “Tentamos empurrar ela para água, ela se moveu uns 20 metros, mas não teve condições e ficou no seco”, diz o pescador.
       A baleia não pode ficar com nenhuma parte do corpo exposta. Três voluntários da comunidade passaram a noite molhando o dorso do animal descoberto. Uma equipe de biólogos colocou o animal em colchões flutuadores. O animal está a aproximadamente 1,70 metro de profundidade. Sem os flutuadores, ela estaria no chão, e todo o peso do corpo pressionaria os órgãos vitais e causaria dor e sofrimento ao animal, de acordo com os veterinários que coordenam o resgate.
          Segundo veterinários, as baleias do tipo piloto vivem em grupo de cerca de 100 animais, essa teria se separado do grupo porque ficou doente. Ela está com pneumonia e recebe tratamento com antibióticos e vitaminas. Os biólogos acreditam que a poluição do mar podem ter causado a doença. “O animal acaba ficando desorientado e aí não tem como permanecer em alto mar. Depois vem à praia e encalha”, diz o biólogo Antônio Carlos Amâncio.
         Os biólogos prometem desencalhar o animal na quarta-feira (16), para isso será usada uma jangada e o esforço de 20 voluntários. O animal será levado para águas profundos, em um ponto a cerca de 10 quilômetros da costa, depois o animal será monitorado.


14/11/2011 13h52 - Atualizado em 14/11/2011 15h27

Baleia-piloto encalha em Beberibe, no litoral leste do Ceará

Baleia da espécie piloto tem 4,10 metros e está magra e debilitada. Animal está em superfície e recebe vitaminas e antibióticos.


Baleia está sendo tratada com vitaminas e antibióticos por veterinários. (Foto: Projeto Manatí/Divulgação)Baleia está sendo tratada com vitaminas e antibióticos por veterinários. (Foto: Projeto Manatí/Divulgação)
     Uma baleia-piloto encalhou na margem do Rio Pirangi, em Beberibe, no litoral Leste do Ceará. O coordenador de resgate do Projeto Manatí, Antônio Carlos Amancio, diz que o animal está na foz do rio, na superfície.
    O animal recebe tratamento com vitaminas e antibióticos e deve ser resgatado quando apresentar melhora no quadro de saúde, de acordo com o coordenador de resgate. De acordo com veterinário Vitor Luz, que participa da ação de resgate, o animal apresenta uma respiração fétida, o que indica presença de infecção. O animal é adulto, tem 4,10 está debilitado e magro, segundo o veterinário Vitor Luz.
   Em junho deste ano, uma baleia da mesma espécie foi encontrada em águas rasas no município de Aracati, também no litoral Leste do Ceará, e permaneceu encalhada por mais de 15 dias. O animal foi capturado para medicação pelo Projeto Manatí e após uma semana de tratamento voltou para águas oceâncias.

 http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/11/baleia-piloto-encalha-em-beberibe-no-litoral-leste-do-ceara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário