quinta-feira, 26 de abril de 2012

Peixe-boi resgatado no Ceará será transferido para Pernambuco

Animal foi resgatado após ficar encalhado no litoral cearense em dezembro. Centro de reabilitação do Ceará passa por reforma para abrigar animais.


Animal ficou sob cuidados do instituto Aquasis desde o dia do resgate, em 25 de dezembro (Foto: Aquasis/Divulgação)Animal ficou sob cuidados do instituto Aquasis desde o dia do resgate, em 25 de dezembro (Foto: Aquasis/Divulgação)


    Um filhote de peixe-boi resgatado em 25 de dezembro na Praia de Retiro Grande, litoral cearense, vai ser transferido para o Recife nesta segunda-feira (16). O animal será transportado em voo sobre um colchão e edredons com óleo mineral, que deve manter hidratada a pele do peixe-boi.
O animal foi resgatado no Natal do ano passado pelo instituo Aquasis. De acordo com o coordenador de resgate do instituto, Antônio Carlos Amâncio, o animal apresenta padrões normais de saúde. "Fizemos dois exames de sangue que revelaram que o animal está bem de saúde", diz o coordenador.
    O filhote de peixe-boi deve ficar três ou quatro anos Centro de Recuperação de Animais Silvestre do Centro de Mamíferos Aquáticos e em seguida será solto no habitat natural.
Antônio Carlos explica que a atual estrutura atual do centro de reabilitação do Ceará não permite que o peixe-boi continue o tratamento no estado, por isso haverá a transferência. Atualmente o centro de reabilitação passa por uma reforma, que deve ser finalizada em julho deste ano. "Com o fim das obras teremos condições de abrigar esses animais até o fim do tratamento", diz.
   O peixe-boi marinho é a espécie de mamífero marinho mais ameaçada de extinção no Brasil, de acordo com o governo do estado, e é protegida pela Lei Federal de Proteção e da Fauna (Lei No. 5.197), pela Lei de Crimes Ambientais (Lei No. 9.605) e pela Lei Estadual No. 13.613, de 28 de junho de 2005. A região compreendida entre o litoral leste do Ceará e oeste potiguar é considerada a área de maior ocorrência de encalhes de filhotes recém-nascidos desta espécie no país.
De acordo com instituto Aquasis, o assoreamento dos (redução da profundidade por despejo resíduos sólidos) rios provocadas por ações humana aumenta o índice de encalhe desses animais.




Peixe-boi é resgatado e passa bem após tratamento no litoral cearense

Peixe-boi bebê se perdeu da mãe em alto mar e encalhou no litoral. Animal recebe tratamento e alimentação e passa bem.


Filhote de peixe-boi é tratado no Ceará (Foto: Aquasis / Divulgação)Filhote de peixe-boi é tratado no Ceará (Foto: Aquasis / Divulgação)
 
      Um peixe-boi bebê foi encontrado encalhado no litoral cearense e foi levado ao centro de reabilitação animal de Iparana. De acordo com o coordenador de resgate do Instituto Aquasis, Antônio Carlos Amâncio, que fez o resgate do animal, o peixe-boi fêmea foi resgatado sem ferimentos e está bem.
De acordo com Antônio Carlos, o animal se perdeu da mãe em alto mar e ficou encalhado no litoral cearense. Ele foi achado na manhã de segunda-feira (26) por uma moradora de Icapuí chamada Natália, nome que também batizou o animal em tratamento.
     Carlos explica que os rios cearenses foram assoreados devido a ações humanas e hoje os peixes-boi têm de dar à luz em alto mar. Por causa das correntes marítimas, os animais recém-nascidos têm dificuldade de se manter próximo a mãe e se perdem.
     O bebê Natália tem 1,38 metro, 46 quilos e é alimentada com leite na mamadeira por membros do Instituto Aquasis, que atua no litoral cearense em resgate e tratamento de animais marítimos.


http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/01/peixe-boi-resgatado-no-ceara-sera-transferido-para-pernambuco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário