quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Avaliação de Biologia

I AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA

Neste caderno você encontrará um conjunto de questões objetivas e subjetivas numeradas seqüencialmente, contendo 40 questões. Não abra o caderno antes de receber autorização.

INSTRUÇÕES:

1.    Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa que mais adequadamente responde a cada uma delas;
2.    Você dispõe de 2 (DUAS) horas para fazer esta prova. Ao final da prova será dada uma tolerância máxima de 20 minutos, sendo, após este período, as provas serão retirados dos alunos;
3.    Ao terminar a prova, entregue ao Professor o caderno de prova;
4.    Cada questão valerá 0,33 totalizando 10,0;
5.    Não serão permitidas consultas de cadernos e livros;

6.    Jamais fazer uso de aparelhos celulares dentro de sala de aula.




Aula 01 - Os níveis de organização em Biologia

01 - Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos. Enumere esses níveis de organização, desde o mais simples ao mais complexo.

(  ) Moléculas e Aglomerados iônicos
(  ) Células
(  ) Ecossistemas
(  ) Átomos e Íons
(  ) Órgãos
(  ) Organismos
(  ) Comunidades
(  ) Populações
(  ) Tecidos
(  ) Sistemas e Aparelhos
(  ) Biosfera
____________________________________________
02 - A sequência indica os crescentes níveis de organização biológica:
Célula ___> I  ___> II  ___> III  ___ organismo__ > população ___>  IV ___> V ___> biosfera.

Os níveis I, III e IV correspondem, respectivamente, à

a) órgão, organismo e comunidade.
b) tecido, sistema e comunidade.
c) órgão, tecido e ecossistema.
d) tecido, órgão e bioma.
e) tecido, comunidade e ecossistema.
____________________________________________
03 - A seqüência de níveis de organização da vida está colocada em ordem crescente de complexidade na opção:
a) organismo - população - comunidade - ecossistema
b) organismo - comunidade - população - ecossistema
c) ecossistema - comunidade - população - organismo
d) ecossistema - população - comunidade - organismo
e) organismo - ecossistema - população - biosfera
____________________________________________04 - Nosso corpo é formado por várias partes que trabalham juntas e garantem o bom funcionamento do organismo. Relacione a seqüência dos níveis de organização a seus exemplos.
(1) Célula
(2) Tecido
(3) Órgão
(4) Sistema
(  ) circulatório
(  ) neurônio
(  ) cérebro
(  ) conjuntivo
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
a) 2 - 4 - 3 - 1.
b) 4 - 1 - 3 - 2.
c) 2 - 3 - 4 - 1.
d) 3 - 1 - 2 - 4.
e) 1 - 3 - 2 - 4. 
________________________________________
05 - A Biologia é a ciência que se ocupa do estudo dos seres vivos, em vários níveis de organização, desde o molecular até o das relações entre os seres vivos e entre eles e o mundo não-vivo. Sobre este assunto, assinale o que for correto.

(01) O pâncreas é um órgão e a insulina é uma molécula.
(02) O sangue é um tecido conjuntivo líquido.
(04) As mitocôndrias são células.
(08) A membrana plasmática é um orgânulo celular.
____________________________________________
06. Os diversos níveis de organização biológica são:
(1)   ecossistema
(2)   célula
(3)   indivíduo
(4)   sistema
(5)   tecido
(6)   comunidade
(7)   órgão
(8)  população

A seqüência correta é:

a) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 8 – 6 – 1
b) 2 – 5 – 7 – 4 – 8 – 3 – 1 – 6
c) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
d) 5 – 7 – 2 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
e) 7 – 5 – 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2
____________________________________________
07 - Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área?
a) comunidade
b) ecossistema
c) nicho ecológico
d) população
e) habitat
____________________________________________
08. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a seqüência correta:

1ª COLUNA                       
(1) População               
(2) Comunidade                  
(3) Biosfera                  
(4) Ecossistema           
2ª COLUNA   
(    ) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.
(     ) Populações existentes numa determinada área.  
(     ) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.
(     ) Ambiente habitável pelos seres vivos.    

a) 4 - 2 - 3 – 1
b) 3 - 2 - 4 – 1
c) 4 - 2 - 1 – 3
d) 4 - 3 - 1 – 2
____________________________________________
09. Quando relacionamos o meio abiótico estamos estudando:
a) um ecossistema
b) uma população
c) uma comunidade
d) um nicho ecológico
e) um habitat
____________________________________________
10. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:
a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;
c) pela interação de todos os seres vivos;
d) pela interação dos fatores físicos  e químicos;
e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.

 ____________________________________________
11. O conjunto de seres vivos que habita uma determinada região constitui:

a) sua população
b) sua comunidade
c) seu ecossistema
d) seu habitat
e) seu biótopo
____________________________________________
12. O que é um ecossistema? Dê um exemplo citando 3 fatores bióticos e 4 fatores abióticos encontrados nesse ecossistema.
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________
13. Defina os seguintes conceitos, exemplificando cada caso:

a) População
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Comunidade
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Ecossistema
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 ____________________________________________
14. Quais são os níveis de organização especificamente estudados em ecologia?

a) Comunidade, ecossistema e biosfera.
b) População, ecossistema e biosfera.
c) População, comunidade, ecossistema e biosfera.
d) População, comunidade e biosfera.
e) n.d.a
____________________________________________
15. Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área?
a) ecossistema
b) nicho ecológico
c) comunidade
d) população
e) habitat
____________________________________________
16. Quando relacionamos o meio abiótico estamos estudando:
a) uma comunidade
b) uma população
c) um habitat
d) um nicho ecológico
e) um ecossistema
____________________________________________
17. O conjunto de seres vivos que habita uma determinada região constitui:
a) sua comunidade
b) sua população
c) seu biótopo
d) seu ecossistema
e) seu habitat
____________________________________________
18.  Qual é conceito de ecossistema?
a) Biosfera + biocenose.
b) Biótico + biocenose.
c) Biótico + comunidade.
d) Biosfera + comunidade.
e) n.d.a.
____________________________________________
19.  Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a seqüência correta:
1ª COLUNA                     2ª COLUNA

(1) População       
(  ) Comunidade associada às condições      físicas e químicas de uma região geográfica.
(2) Comunidade    
(   ) Populações existentes numa determinada área.
(3) Biosfera         
(  ) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie cupando determinada área.
(4) Ecossistema     
(  ) Ambiente habitável pelos seres vivos.

a) 4 - 2 - 3 - 1
b) 4 - 2 - 1 - 3
c) 3 - 2 - 4 - 1
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) n.d.a.
____________________________________________
20. Define os seguintes termos: a) População b) Comunidade
a) a) Organismo de várias espécie, no mesmo espaço e na mesma unidade de tempo b) Populações independentes.
b) a) Organismo da mesma espécie, em espaços diferentes e na mesma unidade de tempo b) Populações independentes.
c) a) Organismo da mesma espécie, no mesmo espaço e no mesmo tempo b) Populações inter-dependentes.
d) a) Organismo da mesma espécie, no mesmo espaço e na mesma unidade de tempo b) Populações independentes.
____________________________________________
21. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:
a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;
c) pela interação de todos os seres vivos;
d) pela interação dos fatores físicos  e químicos;
e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.
____________________________________________
22.  Os diversos níveis de organização biológica são:
(1) ecossistema (2) célula
(3) indivíduo                   (4) sistema
(5) tecido                        (6) comunidade
(7) órgão                        (8) população

A seqüência correta é:

a) 7 – 5 – 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2
b) 5 – 7 – 2 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
c) 2 – 5 – 7 – 4 – 8 – 3 – 1 – 6
d) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 8 – 6 – 1
e) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
________________________________________
23. (UFSM- RS) O conjunto de indivíduos da mesma espécie que habita determinada região geográfica é chamado:
A) Comunidade
B) Nicho ecologico
C) Ecossistema
D) População
E) Bioma
________________________________________
24. (CARLOS CHAGAS- PR) Considere as frases abaixo:

I. O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocorre em uma mesma área, em um mesmo intervalo de tempo.

II. Todas as populações que ocorrem em determinada área

III. O conjunto de todos os ecossistemas da Terra

I, II e III referem-se, respectivamente, a definições de:
A) População, comunidade e bioma
B) Ecossistema, biocenose e bioma
C) População, ecossistema e biocenose
D) População, comunidade e biosfera
________________________________________
25. Qual é a definição de biologia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

26. O que significa etimologicamente a palavra biologia?
________________________________________________________________________________________
____________________________________________
27. (FCC) Uma população é composta apenas por indivíduos:
a) da mesma espécie
b) de espécies diferentes
c) de mesmo fenótipo
d) de mesmo genótipo

e) de gêneros diferentes
____________________________________________
28. (F. Objetivos/SP) É característico dos seres heterotróficos:
a) utilizarem o gás carbônico como fonte de carbono.
b) só utilizam proteínas.
c) utilizarem obrigatoriamente compostos orgânicos de carbono para o crescimento.
d) exigirem sempre fatores de crescimento.
e) só utilizarem sais de amônio como fonte de nitrogênio.
____________________________________________
29. (OMEC/SP) Qual das seguintes categorias ecológicas é constituída por seres de uma única espécie?
a) Biosfera
b) Ecossistema
c) Biocenose
d) Comunidade
e) População
____________________________________________
30. Biodiversidade, ou diversidade biológica, é um tema bastante atual e importante para o Brasil, pois abre excelentes perspectivas de acesso às modernas tecnologias e oportunidades para troca de experiências e intercâmbio com a comunidade científica internacional de diversos níveis. Alargam tais perspectivas o fato de o Brasil estar entre os cinco primeiros países que possuem a maior variedade de organismos vivos, de comunidades e ecossistemas. Assinale a resposta que define biodiversidade:
a) Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies que vivem no ecossistema aquático.
b) Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos (microorganismos, plantas e animais), que compõe a vida na Terra, e os ecossistemas dos quais fazem parte.
c) Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de plantas e pássaros que habitam o planeta.
d) Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de planta existentes na Terra.
e) Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de fitoplâncton existentes na Terra.
____________________________________________
31. (Acafe – SC / mod.) Nos organismos, as diversas células sofrem diferenciação, dando origem a grupos de células com forma e função semelhantes. Esses grupos são chamados:

a) sistemas
b) organismos
c) órgãos
d) átomos
e) tecidos
___________________________________________
32 - Em qualquer jardim existem seres vivos trocando matéria e energia. O conjunto de seres vivos de um jardim constitui:

a) uma população
b) uma comunidade.
c) um ecossistema
d) uma biosfera
e) um hábitat
___________________________________________
33 (Faap-SP) Que nome se dá ao conjunto de todas as regiões do globo terrestre onde existe vida, isto é, à soma de todos os ecossistemas da Terra?
______________________________________________________________________________________
34. Estabeleça a sequência de organização dos seres vivos, em ordem crescente de complexidade, desde o átomo até a biosfera.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

35. Dê o nome do nível de organização em que se encaixa cada item considerado abaixo:

a)Uma Goiabeira;_________________________
b) O intestino humano;_____________________
c) Um neurônio do cérebro; ________________ 
d) O conjunto das células epiteliais de uma folha vegetal; ________________________________ 
e)Um espermatozóide; ____________________
f)O conjunto de leões de uma savana africana; 
g)O conjunto dos seres vivos do oceano Atlântico;_______________________________ 
_______________________________________
36. (FCC) Suponha que num terreno coberto de capim-gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nessa região estão presente

a) cinco populações;
b) seis populações;
c) duas comunidades;  
d) seis comunidades;  
e) dois ecossistemas; 
_______________________________________
37. (FCC) Das Alternativas abaixo, a única que permite um estudo completo de ecossistema é:

a)examinar as condições física e químicas do ambiente;
b)estudar as relações entre as populações nele existentes;
c)relacionar o meio abiótico à comunidade de organismos;  
d)estabelecer a densidade das populações nele existentes;  
e)verificar o tipo de cadeia alimentar existente no sistema;
_______________________________________
38. (FEEQ-CE) Considere os itens abaixo:

I. temperatura                   IV. fitoplâncton

II. turbidez                           V. salinidade
III. bactérias                        VI. teor de nitritos

Desses, em um aquário marinho, constituem fatores abióticos apenas:
a) I, II e III.                      
b) I, II e V.                        
c)II,IV e VI.
d) III, IV e V.
e) I, II, V e VI.

39. (UFBA) Analise o seguinte esquema:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPD6Sl1ZMlRusiNw7CPxTJ9PoYCqvzzFZBmZ_mYzrW81HJASxhvVlMjWyHXCZU6OMJbi0KBRCyhDVk8kr2eLxmH-NBF5tvX65NL-IDJO-UpXODYyNhcdlFlouTurQ6WbJZ4BDMsuoUexM/s320/Questao_8.png


O esquema acima sugere que:

a)indivíduos diferentes compõem uma população vegetal;
b)indivíduos da mesma espécie formam uma comunidade vegetal
c)populações diferentes constituem uma comunidade vegetal;  
d)muitas comunidades vegetais integram a biosfera;  
e)muitas comunidades vegetais compõem uma sociedade; 
___________________________________________

40. (Consultec) – A lógica na organização do mundo vivo está exemplificada na ilustração.

Um atributo fundamental dessa organização é a:

a) Manutenção das mesmas propriedades independente do nível de organização considerado.
b) Hierarquização dos diversos níveis em função da complexidade estrutural e funcional.
c) Independência estrutural e funcional entre os diferentes níveis.
d) Ausência de uma ordem nas relações entre as diversas entre as diversas estruturas em cada nível.
e) Limitação dos sistemas ao nível de indivíduo, prescindindo de níveis superiores de organização.

Um comentário: