I AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA
Neste caderno você
encontrará um conjunto de questões objetivas e subjetivas numeradas
seqüencialmente, contendo 40 questões. Não abra o caderno antes de receber
autorização.
INSTRUÇÕES:
1.
Leia atentamente cada questão e
escolha a alternativa que mais adequadamente responde a cada uma delas;
2.
Você dispõe de 2 (DUAS) horas para
fazer esta prova. Ao final da prova será dada uma tolerância máxima de 20
minutos, sendo, após este período, as provas serão retirados dos alunos;
3.
Ao terminar a prova, entregue ao Professor
o caderno de prova;
4.
Cada questão valerá 0,33 totalizando
10,0;
5.
Não serão permitidas consultas de
cadernos e livros;
6.
Jamais fazer uso de aparelhos
celulares dentro de sala de aula.
Aula 01 - Os níveis de organização em Biologia
01 - Existem vários níveis
hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e
terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os
biólogos. Enumere esses níveis de organização, desde o mais simples ao mais complexo.
( ) Moléculas e Aglomerados iônicos
( ) Células
( ) Ecossistemas
( ) Átomos e Íons
( ) Órgãos
( ) Organismos
( ) Comunidades
( ) Populações
( ) Tecidos
( ) Sistemas e Aparelhos
( ) Biosfera
____________________________________________
02 - A sequência indica os
crescentes níveis de organização biológica:
Célula
___> I ___> II ___> III
___ organismo__ > população ___>
IV ___> V ___> biosfera.
Os níveis I, III e IV
correspondem, respectivamente, à
a)
órgão, organismo e comunidade.
b)
tecido, sistema e comunidade.
c)
órgão, tecido e ecossistema.
d)
tecido, órgão e bioma.
e)
tecido, comunidade e ecossistema.
____________________________________________
03 - A seqüência de níveis
de organização da vida está colocada em ordem crescente de complexidade na
opção:
a)
organismo - população - comunidade - ecossistema
b)
organismo - comunidade - população - ecossistema
c)
ecossistema - comunidade - população - organismo
d)
ecossistema - população - comunidade - organismo
e)
organismo - ecossistema - população - biosfera
____________________________________________04 - Nosso corpo é formado por várias
partes que trabalham juntas e garantem o bom funcionamento do organismo.
Relacione a seqüência dos níveis de organização a seus exemplos.
(1)
Célula
(2)
Tecido
(3)
Órgão
(4)
Sistema
( ) circulatório
( ) neurônio
( ) cérebro
( ) conjuntivo
Assinale
a alternativa que apresenta a associação correta.
a)
2 - 4 - 3 - 1.
b)
4 - 1 - 3 - 2.
c)
2 - 3 - 4 - 1.
d)
3 - 1 - 2 - 4.
e)
1 - 3 - 2 - 4.
________________________________________
05 - A Biologia é a ciência
que se ocupa do estudo dos seres vivos, em vários níveis de organização, desde
o molecular até o das relações entre os seres vivos e entre eles e o mundo
não-vivo. Sobre este assunto, assinale o que for correto.
(01)
O pâncreas é um órgão e a insulina é uma molécula.
(02)
O sangue é um tecido conjuntivo líquido.
(04)
As mitocôndrias são células.
(08)
A membrana plasmática é um orgânulo celular.
____________________________________________
06. Os diversos níveis de organização biológica
são:
(1)
ecossistema
(2)
célula
(3)
indivíduo
(4)
sistema
(5)
tecido
(6)
comunidade
(7)
órgão
(8) população
A seqüência correta é:
A seqüência correta é:
a) 2 – 5
– 7 – 4 – 3 – 8 – 6 – 1
b) 2 – 5
– 7 – 4 – 8 – 3 – 1 – 6
c) 2 – 5
– 7 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
d) 5 – 7
– 2 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
e) 7 – 5
– 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2
____________________________________________
07 - Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores
bióticos e abióticos que interagem em determinada área?
a)
comunidade
b)
ecossistema
c) nicho
ecológico
d)
população
e)
habitat
____________________________________________
08. Relacione
a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a seqüência correta:
1ª
COLUNA
(1) População
(2)
Comunidade
(3)
Biosfera
(4)
Ecossistema
2ª COLUNA
(
) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região
geográfica.
(
) Populações existentes numa determinada área.
(
) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.
(
) Ambiente habitável pelos seres vivos.
a) 4 - 2
- 3 – 1
b) 3 - 2
- 4 – 1
c) 4 - 2
- 1 – 3
d) 4 - 3
- 1 – 2
____________________________________________
09. Quando relacionamos o meio abiótico estamos
estudando:
a) um
ecossistema
b) uma
população
c) uma
comunidade
d) um
nicho ecológico
e) um
habitat
____________________________________________
10. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como
aquático se define:
a)
exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b) pelos
fatores ambientais, especialmente climáticos;
c) pela
interação de todos os seres vivos;
d) pela
interação dos fatores físicos e químicos;
e) pela
interação dos fatores abióticos e bióticos.
____________________________________________
11. O conjunto de seres vivos que habita uma determinada região constitui:
____________________________________________
11. O conjunto de seres vivos que habita uma determinada região constitui:
a) sua
população
b) sua
comunidade
c) seu
ecossistema
d) seu
habitat
e) seu
biótopo
____________________________________________
12. O que é um ecossistema?
Dê um exemplo citando 3 fatores bióticos e 4 fatores abióticos encontrados
nesse ecossistema.
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________
13. Defina os seguintes
conceitos, exemplificando cada caso:
a)
População
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Comunidade
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Ecossistema
R.:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________
14. Quais são os níveis de
organização especificamente estudados em ecologia?
a)
Comunidade, ecossistema e biosfera.
b)
População, ecossistema e biosfera.
c)
População, comunidade, ecossistema e biosfera.
d)
População, comunidade e biosfera.
e)
n.d.a
____________________________________________
15. Qual dos termos abaixo
refere-se aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área?
a)
ecossistema
b)
nicho ecológico
c)
comunidade
d)
população
e)
habitat
____________________________________________
16. Quando relacionamos o
meio abiótico estamos estudando:
a)
uma comunidade
b)
uma população
c)
um habitat
d)
um nicho ecológico
e)
um ecossistema
____________________________________________
17. O conjunto de seres
vivos que habita uma determinada região constitui:
a)
sua comunidade
b)
sua população
c)
seu biótopo
d)
seu ecossistema
e)
seu habitat
____________________________________________
18. Qual é conceito de ecossistema?
a)
Biosfera + biocenose.
b)
Biótico + biocenose.
c)
Biótico + comunidade.
d)
Biosfera + comunidade.
e) n.d.a.
____________________________________________
19. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e
indique a seqüência correta:
1ª
COLUNA 2ª COLUNA
(1)
População
(
) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região
geográfica.
(2)
Comunidade
( )
Populações existentes numa determinada área.
(3)
Biosfera
( ) Grupos de indivíduos de uma determinada
espécie cupando determinada área.
(4)
Ecossistema
(
) Ambiente habitável pelos seres vivos.
a)
4 - 2 - 3 - 1
b)
4 - 2 - 1 - 3
c)
3 - 2 - 4 - 1
d)
4 - 3 - 1 - 2
e)
n.d.a.
____________________________________________
20. Define os seguintes
termos: a) População b) Comunidade
a)
a) Organismo de várias espécie, no mesmo espaço e na mesma unidade de tempo b)
Populações independentes.
b)
a) Organismo da mesma espécie, em espaços diferentes e na mesma unidade de
tempo b) Populações independentes.
c)
a) Organismo da mesma espécie, no mesmo espaço e no mesmo tempo b) Populações
inter-dependentes.
d)
a) Organismo da mesma espécie, no mesmo espaço e na mesma unidade de tempo b)
Populações independentes.
____________________________________________
21. (CESGRANRIO) Um
ecossistema tanto terrestre como aquático se define:
a)
exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b)
pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;
c)
pela interação de todos os seres vivos;
d)
pela interação dos fatores físicos e
químicos;
e)
pela interação dos fatores abióticos e bióticos.
____________________________________________
22. Os diversos níveis de organização biológica
são:
(1)
ecossistema (2) célula
(3)
indivíduo (4) sistema
(5)
tecido (6)
comunidade
(7)
órgão (8) população
A seqüência correta é:
a)
7 – 5 – 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2
b)
5 – 7 – 2 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
c)
2 – 5 – 7 – 4 – 8 – 3 – 1 – 6
d)
2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 8 – 6 – 1
e)
2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
________________________________________
23. (UFSM- RS) O conjunto de
indivíduos da mesma espécie que habita determinada região geográfica é chamado:
A)
Comunidade
B)
Nicho ecologico
C)
Ecossistema
D)
População
E)
Bioma
________________________________________
24. (CARLOS CHAGAS- PR)
Considere as frases abaixo:
I. O conjunto de indivíduos
de uma mesma espécie que ocorre em uma mesma área, em um mesmo intervalo de
tempo.
II. Todas as populações que
ocorrem em determinada área
III. O conjunto de todos os
ecossistemas da Terra
I, II e III referem-se,
respectivamente, a definições de:
A)
População, comunidade e bioma
B)
Ecossistema, biocenose e bioma
C)
População, ecossistema e biocenose
D)
População, comunidade e biosfera
________________________________________
25. Qual é a definição de
biologia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
26. O que significa
etimologicamente a palavra biologia?
________________________________________________________________________________________
____________________________________________
27. (FCC) Uma população é
composta apenas por indivíduos:
a)
da mesma espécie
b)
de espécies diferentes
c)
de mesmo fenótipo
d)
de mesmo genótipo
e) de gêneros diferentes
____________________________________________
28. (F. Objetivos/SP) É
característico dos seres heterotróficos:
a)
utilizarem o gás carbônico como fonte de carbono.
b)
só utilizam proteínas.
c)
utilizarem obrigatoriamente compostos orgânicos de carbono para o crescimento.
d)
exigirem sempre fatores de crescimento.
e)
só utilizarem sais de amônio como fonte de nitrogênio.
____________________________________________
29. (OMEC/SP) Qual das
seguintes categorias ecológicas é constituída por seres de uma única espécie?
a)
Biosfera
b)
Ecossistema
c)
Biocenose
d)
Comunidade
e)
População
____________________________________________
30. Biodiversidade, ou diversidade biológica, é um tema bastante atual e
importante para o Brasil, pois abre excelentes perspectivas de acesso às
modernas tecnologias e oportunidades para troca de experiências e intercâmbio
com a comunidade científica internacional de diversos níveis. Alargam tais
perspectivas o fato de o Brasil estar entre os cinco primeiros países que
possuem a maior variedade de organismos vivos, de comunidades e ecossistemas.
Assinale a resposta que define biodiversidade:
a)
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies que vivem no ecossistema
aquático.
b)
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos
(microorganismos, plantas e animais), que compõe a vida na Terra, e os
ecossistemas dos quais fazem parte.
c)
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de plantas e pássaros que
habitam o planeta.
d)
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de planta existentes na Terra.
e)
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de fitoplâncton existentes na
Terra.
____________________________________________
31. (Acafe
– SC / mod.) Nos organismos, as diversas células sofrem diferenciação, dando
origem a grupos de células com forma e função semelhantes. Esses grupos são
chamados:
a) sistemas
b) organismos
c) órgãos
d) átomos
e) tecidos
___________________________________________
32 - Em
qualquer jardim existem seres vivos trocando matéria e energia. O conjunto de
seres vivos de um jardim constitui:
a) uma população
b) uma comunidade.
c) um ecossistema
d) uma biosfera
e) um hábitat
___________________________________________
33
(Faap-SP) Que nome se
dá ao conjunto de todas as regiões do globo terrestre onde existe vida, isto é,
à soma de todos os ecossistemas da Terra?
______________________________________________________________________________________
34. Estabeleça a
sequência de organização dos seres vivos, em ordem crescente de complexidade,
desde o átomo até a biosfera.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
35. Dê o nome do nível de organização em que se encaixa cada item considerado abaixo:
35. Dê o nome do nível de organização em que se encaixa cada item considerado abaixo:
a)Uma Goiabeira;_________________________
b) O
intestino humano;_____________________
c) Um
neurônio do cérebro; ________________
d) O
conjunto das células epiteliais de uma folha vegetal; ________________________________
e)Um espermatozóide; ____________________
f)O
conjunto de leões de uma savana africana;
g)O
conjunto dos seres vivos do oceano Atlântico;_______________________________
_______________________________________
36.
(FCC) Suponha que num terreno coberto de capim-gordura vivem saúvas,
gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nessa região estão presente:
a)
cinco populações;
b)
seis populações;
c)
duas comunidades;
d)
seis comunidades;
e)
dois ecossistemas;
_______________________________________
37.
(FCC) Das Alternativas abaixo, a única que permite um estudo completo de
ecossistema é:
a)examinar as condições física e químicas do ambiente;
b)estudar as relações entre as populações nele existentes;
c)relacionar o meio abiótico à comunidade de organismos;
d)estabelecer a densidade das populações nele existentes;
e)verificar o tipo de cadeia alimentar existente no sistema;
_______________________________________
38. (FEEQ-CE) Considere os itens abaixo:
I. temperatura IV. fitoplâncton
II. turbidez V. salinidade
III. bactérias VI. teor de nitritos
Desses, em um aquário marinho, constituem fatores abióticos apenas:
38. (FEEQ-CE) Considere os itens abaixo:
I. temperatura IV. fitoplâncton
II. turbidez V. salinidade
III. bactérias VI. teor de nitritos
Desses, em um aquário marinho, constituem fatores abióticos apenas:
a) I, II e III.
b) I, II e V.
c)II,IV e VI.
d) III, IV e V.
e) I, II, V e VI.
39. (UFBA)
Analise o seguinte esquema:
O esquema acima sugere que:
a)indivíduos diferentes compõem uma população vegetal;
b)indivíduos da mesma espécie formam uma comunidade
vegetal
c)populações diferentes constituem uma comunidade
vegetal;
d)muitas comunidades vegetais integram a
biosfera;
e)muitas
comunidades vegetais compõem uma sociedade;
___________________________________________
40. (Consultec)
– A lógica na organização do mundo vivo está exemplificada na ilustração.
Um
atributo fundamental dessa organização é a:
a)
Manutenção das mesmas propriedades independente do nível de organização
considerado.
b)
Hierarquização dos diversos níveis em função da complexidade estrutural e
funcional.
c)
Independência estrutural e funcional entre os diferentes níveis.
d)
Ausência de uma ordem nas relações entre as diversas entre as diversas
estruturas em cada nível.
e)
Limitação dos sistemas ao nível de indivíduo, prescindindo de níveis superiores
de organização.
cade as respostas/
ResponderExcluir