quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Especialista tira dúvidas sobre alergia alimentar no Quadro Mais Saúde


Alergista e imunologista respondeu a perguntas enviadas à TV Anhanguera.
Nutricionista dá dicas de como substituir alimentos que causam alergia.

 


O Quadro Mais Saúde, da TV Anhanguera, convidou um especialista em alergia para tirar dúvidas sobre alergia alimentar nesta terça-feira (8). O presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, o alergista e imunologista Daniel Strozzi, respondeu perguntas de telespectadores.
Entre os assuntos abordados, ele explicou a diferença entre alergia alimentar e intolerância a alimentos. "Na alergia alimentar, o paciente vai desenvolver uma reação contra as proteínas do alimento. São reações mais graves, que podem acometer vários órgãos como pele, sistema respiratório, podendo causar a morte desse paciente. Nas intolerâncias, o paciente vai ter uma dificuldade digestiva aos açúcares, no caso, uma intolerância à lactose. Então, ele não vai digerir o açúcar e vai ter apenas sintomas gastro intestinais. A alergia pode matar. A intolerância, não", esclareceu.

Veja abaixo a íntegra das perguntas e respostas feitas por internautas e telespectadores.

1) Eu sinto dor no estômago quando tomo refrigerante ou como massas no período da noite. Isso pode ser alergia? (Glauciele Alves Ribeiro, de Goiânia)
Resposta: Com esses sintomas, não pode ser alergia. Normalmente, os sintomas [da alergia alimentar] são sintomas de gastrite ou refluxo.
2) Como curar alergia a camarão? Há tratamento? (Márcio Nunes de Paula)
Resposta:
 O paciente que tem alergia a camarão tem predisposição genética. Com o tempo, ele vai entrando em contato com as proteínas do camarão, até desenvolver uma reposta grave. Essa alergia a frutos do mar pode ser desde uma reação na pele, podendo levar até a morte. Não tem cura, ainda. Temos algumas pesquisas na USP de Ribeirão Preto, onde pacientes comem pequenas proteínas diariamente desse camarão, até ter uma resposta de tolerância, mas não de cura.
3) O que causa alergia a carne de porco? (Carlos Diego, de Minaçu)
Resposta: 
A alergia a carne de porco é quase que um mito. O que vemos nos estudos é que esse produto não é um vilão.
4) Tenho 60 anos e adquiri alergia a camarão. Aos 30 anos, eu não tinha. Toda vez que como o fruto do mar tenho coceira pelo corpo inteiro, principalmente na região dos olhos. Por que isso acontece? (Ana Luiza Oliveira, de Goiânia)
Resposta:
 Normalmente, a alergia ao ovo, trigo e milho começa na infância. Na fase adulta, é mais comum desenvolver alergia às castanhas e aos frutos do mar.
5) É possível uma pessoa ser alérgica a melancia ou pode ser somente uma intolerância? Pois toda vez que faço uso dessa fruta passo mal. (Tereza Cristina, de Goiânia)
Resposta:
 Se forem apenas sintomas gastrointestinais, pode ser uma intolerância ou um refluxo, que piora quando você come melancia. Os sintomas alérgicos da melancia podem existir, porque ela [a fruta] tem proteínas que podem reagir.
6) Uma pessoa já nasce com alergia ou desenvolve depois de adulto? (Talita de Souza, de Goiânia)
Resposta: O paciente normalmente tem uma predisposição genética de nascer com alergia. Ele só vai ter essa alergia a partir do momento em que ele entrar em contato com as proteínas. Já em alguns casos, como o do camarão, a resposta será tardia.
7) Meu filho tem 12 anos e há 2 anos descobriu que tem alergia a corantes e conservantes. Ele ficou um ano sem comer nada que contém os mesmos e, mesmo assim, continua com a alergia. Existe outro tratamento? (Natalina Maria Gomes Pereira, de Paraúna)
Resposta: Essas alergias acontecem com pouca incidência e são difíceis de acontecer. É bom ter um novo diagnóstico, reavaliar e fazer novos exames para que o alergista especifique qual corante e conservante seu filho tem alergia. Pois existem vários corantes e conservantes e é difícil algum alimento não conter esses dois produtos.
8) O que causa a alergia ao leite? (Jonas, de Goiânia)
Resposta: Você tem que nascer geneticamente predisposto e entrar em contato com o leite. Principalmente quando o paciente alérgico tem uma lesão no epitélio gastrointestinal, as células imunológicas vão captar a proteína do leite e, como já se tem uma resposta imunológica genética, elas vão ‘brigar’ com o leite. É um sintoma de defesa do organismo.
9) Alergia alimentar causa tosse? (Sulamita Lira de Oliveira, de Aparecida de Goiânia)
Resposta: 
Pode, mas a doença mais comum que pode provocar tosse no que se relaciona a alimento é a doença do refluxo. Pois quando o organismo reflui, o paciente sente ardência no estômago e tudo que ele come faz ‘queima’. Então, a pessoa tende a achar que o que faz mal é o alimento.
Dicas
A nutricionista Laís Faria deu dicas de como substituir alimentos que causam alergia. No caso do camarão, segundo ela, o ideal é excluí-lo do cardápio.

Já para quem tem alergia ao leite, há a possibilidade de substituí-lo pelo extrato de soja, que também contém cálcio. Caso o paciente também seja alérgico a soja, ele pode obter cálcio se alimentando de folhas verde-escuras como a couve, o brócolis, o espinafre e o agrião. Esses alimentos podem ser introduzidos nos sucos e nas saladas.
Para quem tem alergia ao glúten, presente na farinha de trigo, uma boa opção é substituir o produto por farinha de arroz. “Já existe macarrão de arroz, macarrão de milho, bolachas sem glúten”, afirma Laís Faria.
Serviço
Associação de Portadores de Alergia Alimentar do Estado de Goiás
Telefones para contato: (62) 8112-1702 / (62) 8450-3702.
Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/05/especialista-tira-duvidas-sobre-alergia-alimentar-no-quadro-mais-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário