segunda-feira, 2 de julho de 2012

Japão e aliados boicotam proposta de santuário de baleias no Atlântico Sul

Reunião de comissão internacional discute medidas em relação aos animais.
Brasil e Argentina propuseram criar área de caça proibida na região.

Os países caçadores de baleias, com o Japão à frente, se recusaram a submeter a votação, nesta quinta-feira (14), a criação de um santuário para estes cetáceos no Atlântico Sul, o que provocou novos temores de tensões no último dia da sessão anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI).
Os delegados japoneses, seguidos pelos islandeses e por vários países africanos e caribenhos, abandonaram a sala de negociação quando o presidente propôs a votação da iniciativa de Argentina e Brasil.

Espécie costuma ir à região argentina entre junho e dezembro para reprodução. (Foto: Maxi Jones/Reuters)Baleia-franco-austral salta na Patagônia argentina. (Foto: Maxi Jones/Reuters)
Mas as negociações prosseguiam a portas fechadas.

Há vários anos, a CBI, que tem 89 membros, única instituição de gestão dos grandes cetáceos, prefere adotar as medidas por consenso para tentar superar as enormes divergências entre os países protetores de baleias e os caçadores (Japão, Noruega, Islândia e seus aliados).
Mas Brasil e Argentina pediram nesta quinta-feira, ante a falta de consenso, a votação da proposta de instaurar um santuário para impedir a caça comercial no Atlântico sul, uma medida mais simbólica que efetiva devido à moratória internacional em vigor sobre a caça.
"Pensamos que uma votação teria um efeito bastante negativo no bom ambiente que conseguimos criar nesta organização", declarou durante as discussões Joji Morishita, comissário adjunto da delegação japonesa, ao mesmo tempo que disse "compreender a importância da proposta".
Ele afirmou que as delegações dos países caçadores abandonariam a sala para impedir o quórum necessário - 45 países - para proceder a votação.
"Não acredito que se acontecesse uma votação isto seria o fim da Comissão Baleeira", disse o representante do Brasil, Marcus Paranaguá, que recordou que a proposta do santuário está sobre a mesa desde 2001.

FONTE:  http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/07/japao-e-aliados-boicotam-proposta-de-santuario-de-baleias-no-atlantico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário