Introdução
Os
seres humanos não descendem de um macaco, na verdade Charles Darwin nunca disse
isso. Mesmo assim, suas idéias foram mal entendidas e ridicularizadas desde o
início. Trabalhar as questões evolutivas nos espaços escolares continuam
gerando grandes dificuldades de compreensão por parte dos alunos sobre o tema
Evolução Biológica, o que demanda por parte do professor de biologia um
trabalho teórico aliado a práticas metodológicas, que partam de conceitos
simples a outros mais complexos.
Material
e Métodos
Para as aulas de Ciências e Biologia referente
a Evolução é necessário a utilização de materiais simples e de fácil acesso,
que auxiliem de forma positiva nas aulas expositivas, teóricas e práticas. Para
estudar a evolução da espécie humana, utilizou-se por base a obra “De Lucy a
Luzia” de Eugênio Gulart, 2007 e outros recursos didáticos,
como:
1.Filmes: A era do gelo, A origem do homem,
10.000 A.C., Homem das cavernas, A guerra do fogo, O berço de Luzia, Planeta do
macacos - a origem, A evolução humana;
2.Confecção de modelos
didáticos – Crânio, escultura de fosseis antigos;
3.Visitas: Museus, Universidades e sítios
arqueológicos;
4.Confecção de
linha do tempo; árvore filogenética, escala evolutiva;
5.Simulação: Pegadas com argila, modelos de fóssil
com massa de modelar;
6.Oficina de textos: O povo de Luzia , De Lucy a Luzia;
Figura 1- Lucy, o
mais completo fóssil de hominídeo viveu a cerca de 3 milhões de anos. A
ilustração tenta reconstituir a forma de Lucy à época de sua morte.
Figura 2- Panorama
evolutivo da espécie humana.
Resultados
e Discussão
Almeja-se que,
partindo das atividades propostas, o aluno posa compreender o conceito de
evolução e exponha a sua opinião no âmbito das discussões sobre evolução e
temas afins.
Figura 3- A
reconstrução do rosto de Luzia, sendo este o mais antigo fóssil humano
encontrado no interior de Minas Gerais em Lagoa santa. Com vinte anos de idade
e altura de 1,50 m e com alguns hábitos alimentares (comia frutas, raízes,
folhas e raramente carne). A cabeça de Luzia foi reconstituída na Universidade
de Manchester, Inglaterra e revela surpreendentes traços negróides.
Figura 4- Escultura
feita com cera de abelha na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares em
Areia Branca, pelo aluno Rodrigo L. Xavier do 3º ano.
Segundo Charles
Darwin, as miríades de espécies existentes na Terra são resultados de repetidas
ramificações de uma ancestralidade comum – formando uma árvore da vida, num
processo chamado de “evolução”. Então, homens e macacos possuem um ancestral
comum, evidenciado pelos fósseis.
Figura 5- Em 1974, na
África do Sul, uma expedição de cientistas norte-americanos descobriu um fóssil
de Australopithecus afarensis formado por 52 ossos e que pertenceu a
uma criatura do sexo feminino com idade de 20 anos. Ela foi batizada de Lucy,
em uma homenagem a canção dos Beatles (Lucy in the ski
with
diamonds).
Conclusões
Espera-se como
resultado, discussões sobre o mesmo tema, fazendo com que o aluno assuma a
postura de agente ativo consoante as suas escolhas e o seu contexto
sociocultural estimulado por uma ação docente que alia teoria e prática.
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